Parlamentar homenageia 117 anos de Jequié

O deputado estadual Leur Lomanto Jr. (PMDB) destacou a importância de Jequié, na passagem do aniversário de emancipação política da cidade. Envolvido no sentimento da data comemorativa, o parlamentar apresentou uma moção de congratulações a população e os votos de maior desenvolvimento no município. Os 117 anos de fundação foram comemorados no dia 25 de outubro.  Conhecida como “Cidade Sol” é um dos destaques da Bahia, pela sua história, personalidades, costumes e potencial de crescimento em todas as áreas.

“É com espírito de júbilo que exaltamos a história de Jequié, um dos municípios mais importantes do estado. Na política, no comércio, indústria, educação e cultura, a cidade deu grandes frutos, mostrando a capacidade de seu povo de se aprimorar e plantar sementes de crescimento na cidade. cheap car rent . Parabenizo Jequié por esta importante data, reafirmando a minha estima especial por esta cidade”, afirmou.

Conforme relatos históricos, a cidade se desenvolveu a partir da movimentada casino online feira que atraía comerciantes de todos os cantos da região, no final do século XIX. Daí surgiu a fama de empreendedorismo que se estabeleceu no município, dinamizando a sua economia.  Pertencente ao município de Maracás de 1860 a 1897, Jequié abastecia as regiões Sudeste e Sudoeste da Bahia, assim como a bacia do Rio de Contas. A cidade cresceu às margens do Rio de Contas, um dos retratos de beleza da cidade.

O município é originado da sesmaria do capitão-mor João Gonçalves da Costa, que sediava a fazenda Borda da Mata. Esta mais tarde foi vendida a José de Sá Bittencourt, refugiado na Bahia após o fracasso da Inconfidência Mineira. Em 1789, com sua morte, a fazenda foi dividida entre os herdeiros em vários lotes. Um deles foi chamado Jequié e Barra de Jequié.Atualmente entre os destaques da economia municipal, além do comércio está o setor da pecuária, a caprinocutura e o Parque Industrial.

No campo político, Jequié conta com a relevância de ter originado personalidades que levaram o nome da cidade para todo o Brasil, a exemplo do ex-governador Lomanto Junior e César Borges.

Comments are closed.