Leur Lomanto Jr. se congratula com população de Itaparica

O deputado estadual Leur Lomanto Jr. (PMDB), apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia, uma moção de congratulações a população de Itaparica pela passagem do aniversário de emancipação política da cidade, comemorado no dia 25 de outubro.

Envolvido pelo sentimento da data festiva, o parlamentar destacou a sua ligação com o município e os votos de mais desenvolvimento para que os itaparicanos possam desfrutar de melhor qualidade de vida. “É com muita alegria que exalto esse lugar tão importante para a história da Bahia e que compõe o cenário de belezas naturais do estado. A população de Itaparica merece todas as homenagens por essa simbólica data e pelo espírito de luta que traduziu a riqueza histórica da Bahia, a exemplo da participação do município na batalha pela Independência”, disse.

O deputado relatou um pouco da história de Itaparica, conhecida pela mansidão e encanto de suas praias, sendo um dos lugares mais procurados pelos baianos e turistas. “Terra de grandes personalidades, como João Ubaldo Ribeiro, o escritor acadêmico, que em vida contou para o mundo as peculiaridades dos itaparicanos. Quem vai uma vez a Itaparica não esquece suas preciosidades. Os primeiros registros sobre Itaparica datam do século XVI. Habitada originalmente pelos índios tupinambás, a ilha teve sua área dividida posteriormente entre os municípios de Vera Cruz e Itaparica. Seu núcleo de povoamento teve a marca também dos povos jesuítas que construíram uma capela na localidade. A cana-de-açúcar e a criação de gado bovino foram as primeiras atividades econômicas da região”, destacou.

Leur Jr. parabenizou a população de Itaparica e as pessoas que deram contribuições ao município, a exemplo do ex-prefeito Claudio Neves, da ex-vereadora e ex-secretária Claudia Gordilho, além das autoridades, entre eles o vereador Lorisval.

 

Comments are closed.