Biografia

lll

Sou Leur Lomanto Jr., nasci em Salvador no dia 28 de outubro de 1976. Tive minha infância dividida entre Jequié, Salvador e Brasília. A política desde cedo sempre fez parte de minha vida. Quando cheguei ao mundo, o meu pai, Leur Lomanto, já era deputado federal. Em razão disso, ainda pequeno me via envolvido em reuniões partidárias em nossa residência, principalmente nos períodos de campanha. Os princípios da ciência política sempre foram uma vocação nata de meu avô Antonio Lomanto Júnior, ex-governador, meu grande exemplo de homem público, municipalista, alguém com quem eu aprendi que política é a arte de ajudar aos que mais precisam.

Meu pai, Leur Lomanto, deputado federal por sete mandatos, um grande articulador, foi também quem mais me influenciou rumo à vida publica. Minha mãe, Claudia Gordilho, ex-vereadora e grande líder política do município de Itaparica também contribuiu para essa trajetória.

Morei um longo período de minha infância em Brasília. Tinha forte ligação com a capital federal, mas um sentimento especial e o destino me convidavam a partilhar mais de perto a história de minha família.

Foi com esse entusiasmo que aqui cheguei e me formei bacharel em Turismo pela Unibahia. Enquanto fazia faculdade me dedicava também às atividades empresariais e agrícolas em nossa querida Jequié.

No ano de 2000 me filiei ao PMDB, onde exerci o cargo de vice-presidente da legenda em Jequié e fui presidente de honra da Juventude do PMDB na Bahia. Nessa escolha considerei a grande a importância do PMDB para história do país, partido que abrigou ícones do processo de redemocratização do país, Ulysses Guimarães, Tancredo Neves e Mário Covas.

Atuação

No segundo mandato na Assembleia Legislativa fortaleci a defesa de mais melhorias para os municípios baianos. Exerci com responsabilidade a função de membro da bancada de Oposição no Legislativo ao defender apenas projetos que beneficiassem a população da Bahia.  Em 2011 fui eleito por unanimidade para a vice-presidência da Casa, onde permaneci por dois anos e tive a honra de dirigir sessões, exercer missões importantes e contribuir para o avanço de debates para o estado.

Por duas vezes assumi a presidência da Assembleia. Em 2012, permaneci como presidente, durante um período de dez dias, sendo um dos mais jovens deputados a tomar posse, de forma interina, no comando do Legislativo, quando procurei seguir o regimento da Casa e os deveres que o cargo impunha. Como presidente em exercício, tive uma participação especial no encontro dos prefeitos, realizado pela União dos Municípios da Bahia (UPB), no Hotel Vila Galé, em Guarajuba, quando destaquei os problemas que os gestores enfrentam, em função da queda no Fundo de Participações dos Municípios (FPM). Pus-me à disposição para debater soluções, junto ao Tribunal de Contas dos Municípios e a UPB. 

Em 2013 assumi o desafio de presidir a Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos. Na condição de presidente da Comissão, ratifiquei o espaço para discussões democráticas, com abertura para denúncias de irregularidades contra o meio ambiente, a realização de audiências públicas e a apresentação de sugestões que colaborem para a minimização dos impactos e a mudança de pensamento sobre o meio ambiente no estado. Debatemos a forte seca que atingiu o estado nos últimos anos, a necessidade de revitalização dos rios, a despoluição das praias, a destruição da Mata Atlântica e a situação da Baía de Todos os Santos.

Projetos

Em 2011 tive a satisfação de aprovar por unanimidade um projeto de lei de minha autoria. A lei nº. 19141/2011 obriga as empresas prestadoras de serviços públicos a emitirem, no final de cada ano, um recebido de quitação dos serviços prestados no ano anterior para os consumidores.  Na Casa também relatei o projeto do Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Estado da Bahia.

Participei como titular das Comissões de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (2007/ 2008), da Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho, (2007/ 2009) e Especial para Reforma do Regimento (2007). Trabalhei como suplente das Comissões de: Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho (2007, 2010), Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público (2009-2010), Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (2009-2010), Meio Ambiente, Seca e Recursos Humanos (2010). Atuei também como Membro da Subcomissão de Prevenção as Irregularidades nas Relações de Consumo (2007).